domingo, 22 de agosto de 2010

Linha bem fina

As raivas povoam o ar. Tensões e impaciências são atribuídas às explosões solares. Vá entender. Até agora eu tinha conhecimento apenas das influências da Lua. E para ela a gente ainda pode olhar pra se perguntar porque os enigmas nos perseguem. Mas para o sol? Este rei nos domina sem nem olhar nos olhos. Só de pensar nestes deuses me arrepio. Sou tão pequena diante disto tudo. É até confortável me entregar a este destino tão humano. Mesmo sabendo dessa condição existem coisas, coisas - pra não nomear em definitivo -, que circulam entrem nós com as quais fica difícil lidar a cada dia. Uma delas é a raiva. A raiva nas pessoas. Muitas andam por aí e entre nós com ódio de tudo e de todos. Tudo é passível de maldição quando elas abrem a boca. Elas já levantam de manhã irritadas, chutando baldes, prometendo tirar a limpo qualquer palavra dita fora do lugar. Querem a gota d'água para serem tiradas do sério. Ninguém presta para essas pessoas. Chega a ser engraçado quando ao acusarem deus e todo mundo enchem a boca para dizerem que são o primor da ética. Fico me perguntando até onde elas vão com todo esse ódio. Ai, eu me dei conta de que não quero estar com pessoas assim! Não quero ser a juíza do mundo. Não saberia ser nem juíza de futebol se soubesse as regras. Sei que essas pessoas podem não perceber que estão se alimentando de raiva e de ódio. Mesmo que coubesse a mim avisá-las temo que se voltassem contra mim. Como aliás, já aconteceu algumas vezes em que tentei mostrar os outros lados das situações. Nada feito. Paguei mico. Fui frita. Portanto, tomei algumas decisões. Que me desculpem os alterados e desencantados com tudo e com todos, mas preciso passar pela vida, nesta vida, tendo por ela toda a ternura que eu possa carregar. E nesse caminho, entre o ódio e a ternura, reza uma linha bem fina. A tal equilíbrio e ao desejo de escolher o meu lado, sou obrigada a fugir de quem tem raiva, de quem tem ódio. Eu quero a leveza dos espíritos amorosos e repletos de compaixão. Ao longe, e somente ao longe, poderei orar pelos raivosos e pedir que essas explosões solares não causem maiores estragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário